A tecnologia é uma ferramenta, e como qualquer outra, apresenta aspectos positivos e negativos. Em relação à tecnologia na educação, além de ser um recurso importante e fator fundamental no processo de ensino e aprendizagem, percebemos algumas implicações, que acabam prejudicando o desenvolvimento do aluno na busca pelo saber.
Considerando os meios tecnológicos, a partir de uma afirmação positiva, podemos destacar que a tecnologia traz inúmeros benefícios, tais como, a oportunidade de aprender mais, novas informações e conhecimentos, ensino dinamizado utilizando as ferramentas da internet, jogos educativos, e outras atividades, com o objetivo de levar o aluno à motivação pelos estudos, despertando o gosto pela leitura e escrita.
Os pontos negativos são estabelecidos por alguns comportamentos nos estudantes, que prejudicam o rendimento escolar, entre eles, o comodismo que impede o raciocínio e a escrita, pois encontram tudo na internet. Não se leem mais livros, não há a opção do descobrir dos livros pela parte deles. Podemos analisar que cada vez mais, os alunos estão se tornando dependentes da tecnologia. Os avanços com os aparelhos celulares atrapalham a comunicação oral, pois se perdem no mundo virtual. Há a falta de diálogo entre pessoas, dificuldades de relacionar-se pessoalmente, bloqueio na habilidade de expressar-se.
Tudo depende do caminho que escolhemos seguir!
Referências Bibliográficas: buscas na internet
www.fji.edu.br (acesso dia 18/10/2014)
http://noticias.universia.com.br (acesso dia 18/10/2014)
Nenhum comentário:
Postar um comentário