sábado, 18 de outubro de 2014

Pontos positivos e negativos da tecnologia na educação


   
  A tecnologia é uma ferramenta, e como qualquer outra, apresenta aspectos positivos e negativos. Em relação à tecnologia na educação, além de ser um recurso importante e fator fundamental no processo de ensino e aprendizagem, percebemos algumas implicações, que acabam prejudicando o desenvolvimento do aluno na busca pelo saber.

  Considerando os meios tecnológicos, a partir de uma afirmação positiva, podemos destacar que a tecnologia traz inúmeros benefícios, tais como, a oportunidade de aprender mais, novas informações e conhecimentos, ensino dinamizado utilizando as ferramentas da internet, jogos educativos, e outras atividades, com o objetivo de levar o aluno à motivação pelos estudos, despertando o gosto pela leitura e escrita.

  Os pontos negativos são estabelecidos por alguns comportamentos nos estudantes, que prejudicam o rendimento escolar, entre eles, o comodismo que impede o raciocínio e a escrita, pois encontram tudo na internet. Não se leem mais livros, não há a opção do descobrir dos livros pela parte deles. Podemos analisar que cada vez mais, os alunos estão se tornando dependentes da tecnologia. Os avanços com os aparelhos celulares atrapalham a comunicação oral, pois se perdem no mundo virtual. Há a falta de diálogo entre pessoas, dificuldades de relacionar-se pessoalmente, bloqueio na habilidade de expressar-se.

  Tudo depende do caminho que escolhemos seguir! 
  
  Referências Bibliográficas: buscas na internet
  www.fji.edu.br (acesso dia 18/10/2014)
  http://noticias.universia.com.br (acesso dia 18/10/2014)


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Relações tecnológicas x relações humanas

  Sugiro esse vídeo como um momento para repensar essa divergência homem x tecnologia que na verdade está interligada, mas de uma forma bem descontraída, através de uma canção de um jovem chamado Pedro Capeto. Achei bem interessante. Vamos lá!


Tecnofobia x Tecnofilia

  Falar sobre tecnologia nos dias atuais é sempre um grande desafio, especialmente quando tentamos apontar a melhor maneira de nos relacionarmos com ela. O ideal seria que alcançássemos uma relação equilibrada entre aquilo que temos disponível e as nossas reais necessidades.

  A grande questão é que temos visto se destacar duas posturas excessivas tanto em favor ou contra. Podemos chamar de tecnofilia quem aprecia em excesso e tecnofobia quem aprecia de menos.

  Essas duas tendências nos impedem de desfrutar dos reais benefícios que a tecnologia tem a nos oferecer principalmente no que diz respeito à educação.

    Ignorar o horizonte repleto de novas oportunidades que a tecnologia nos oferece é jogar fora uma riqueza imensurável. Por outro lado se render ao determinismo tecnológico, sem levar em conta sua capacidade muitas vezes alienadora é abraçar uma causa sem sentido.

  Como educadores somos desafiados a ter um posicionamento crítico. Saber "distinguir entre novidades e invencionices". Buscar a utilização correta das ferramentas que dispomos. Motivando o outro a também fazê-lo. Para que tudo seja aproveitado para seus devidos fins e sem que isso implique numa quebra das relações humanas.


  "No mundo das novas tecnologias há euforia e lamento, um jogo entre “tecnófilos” e “tecnófobos”. Ambas as posições são inadequadas, porque são acríticas. Não cabe curvar-se ao determinismo tecnológico que resulta em aceitação basbaque, porque nenhum determinismo é historicamente real. Nem cabe propalar repulsa obsessiva, porque, sendo o mundo das novas tecnologias naturalmente ambíguo, há, entre tantas dubiedades, também belas promessas. A internet é também um“lixão”,mas é igualmente um horizonte que pode abrir novas oportunidades de autoria e cidadania. Procura-se uma posição mais sensata entre os extremos, marcada pelo “olhar do educador”. 
                                                                    (Pedro Demo)

Referências Bibliográficas: buscas na internet
http://www.senac.br/BTS/351/artigo-01.pdf  (acesso dia 27/10/2014)


Ferramentas tecnológicas que facilitam o acesso a Educação!


  A tecnologia está aí. Essa é uma realidade inegável. Hoje quase toda a população pode ter acesso aos computadores e aos celulares com acesso a internet. Isso muda nossa maneira de nos relacionar hoje também com a educação.

  As Tecnologias de informação e comunicação (TICs) tem hoje um papel fundamental na educação, pois as pessoas hoje, "vivem" a tecnologia. Sendo assim não temos como ignorar essa realidade. Pelo contrário somos convidados a usar essa ferramenta riquíssima com aliada na construção da aprendizagem, tornando "a escola mais atraente à nova geração e mais relevante na sua formação; proporcionando a conectividade entre alunos, professores, escolas, redes de ensino e outras instituições, ampliando horizontes de aprendizagem e viabilizando a produção coletiva de conhecimento; introduzir novas práticas de gestão e avaliação dos processos escolares. Esses são apenas alguns dos benefícios possibilitados pela adoção das TICs na educação. E a custos infinitamente menores do que qualquer outra alternativa que pudesse proporcionar semelhante resultado."

   É de fundamental importância agora desenvolver metodologias eficazes para que essa utilização das tecnologias possa realmente produzir o resultado esperado: cidadãos com autonomia para construir o seu próprio conhecimento.

   A metodologia EAD proposta pelas faculdades que oferecem cursos a distância tem esse objetivo com desafio. Pra que isso aconteça tem sido utilizados vários recursos. São alguns deles:

*MOODLE: é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual (ver ambiente virtual de aprendizagem). A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa, acessível através da Internet ou de rede local. Em linguagem coloquial, em língua inglesa o verbo "to moodle" descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.

*Emails: Um correio eletrônico (português brasileiro) ou correio eletrónico (português europeu) ou, ainda, e-mail3 e correio-e, é um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. O termo "e-mail" é aplicado tanto aos sistemas que utilizam a Internet e que são baseados nos protocolos POP3, IMAP e SMTP, como àqueles sistemas conhecidos como intranets, que permitem a troca de mensagens dentro de uma empresa ou organização e que são, normalmente, baseados em protocolos proprietários.

 *wiki: Os termos wiki (traduzindo-se como "rápido, ligeiro, veloz", pronunciado AFI[ˈwiki] ou AFI[ˈviti], dependendo do dialeto havaiano) e WikiWiki são utilizados para identificar um tipo específico de coleção de documentos em hipertexto ou o software colaborativo usado para criá-lo.1

*Blogs:  Um blog ou blogue1 2 3 (contração do termo inglês web log, "diário da rede") é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

* Webquest:  (do inglês, pesquisa, jornada na Web) é uma metodologia de pesquisa orientada para a utilização da internet na educação, onde quase todos os recursos utilizados para a pesquisa são provenientes da própria web1 compreendendo assim uma série de atividades didáticas de aprendizagem que se aproveitam da imensa riqueza de informações do mundo virtual para gerar novos conhecimentos. Trata-se de uma proposta feita em 1995 pelo professor Bernie Dodge, da Universidade de San Diego, com a participação do seu colaborador Tom March.

   Essa variedade de ferramentas entre outras muitas existentes já utilizadas, ampliam grandemente as possibilidades de aprendizagem do indivíduo. Basta sabermos nos utilizar delas.

Referências Bibliográficas: buscas na internet
http://www.revistapontocom.org.br/edicoes-anteriores-entrevistas/a-importancia-das-tics-na-educacao
(acesso dia 17/10/2014)
http://www.ibope.com.br/pt-br/conhecimento/artigospapers/Paginas/TIC-na-Educacao-O-acesso-vem-avancando--E-a-aprendizagem-.aspx  (acesso dia 17/10/2014)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Moodle (acesso dia 17/10/2014)
http://pt.wikipedia.org/wiki/E-mail (acesso dia 17/10/2014)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki (acesso dia 17/10/2014)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Blog (acesso dia 17/10/2014)
http://pt.wikipedia.org/wiki/WebQuest  (acesso dia 17/10/2014)


terça-feira, 14 de outubro de 2014

A Democratização da tecnologia



  O que é democratização? Como democratizar a tecnologia? Quais os benefícios desse processo? Eis alguns questionamentos que nos levam a refletir a importância desse aspecto na sociedade e como recurso pedagógico. 

  Quando se fala em democratização da tecnologia, nos referimos exclusivamente à era da inclusão digital, que possibilita a todos os cidadãos ter acesso aos recursos tecnológicos de informação.

  Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, Artigo 19 “Todo o homem tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferências, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios, independentes de fronteiras”.

  A inclusão digital é uma questão de cidadania e direito de todos. Podemos considerar esse processo como fator fundamental de inserção e transformação social, que consiste em garantir a todos aqueles que não possuem condições, pessoas de famílias carentes, a oportunidade de adquirir novos conhecimentos, através do acesso disponível das redes de tecnologias.

  São inúmeros os benefícios desse programa. As ferramentas de tecnologias, muito têm contribuído no desenvolvimento da aprendizagem dos alunos nas escolas. Esse projeto apresenta ao professor tais estratégias pedagógicas, que propõe o objetivo de dinamizar as aulas, atendendo as necessidades de cada aluno em particular. 

Segue abaixo um sobre o tema. Vamos aprofundar!


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
Páginas da web: profisabelaguiar.blogspot.com.br  acesso dia 14/10/2014
pt.wikipedia.org/wiki/inclusão_digital acesso dia 14/10/2014
http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/textos/integra.htm acesso dia 14/10/2014

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Desafios para aliar Tecnologia à Educação.


  A educação veio sofrendo grandes mudanças, devido às necessidades da nossa sociedade atual. Essa sociedade do século XXI passou a dar ênfase no capital humano ou intelectual, considerando que ao investir no indivíduos, por meio da Educação e da Capacitação, gera retorno às organizações, na forma de uma melhor produtividade, desenvolvimento de habilidades e maior criatividade. Nessa considerável Sociedade do Conhecimento a tecnologia tem gerado muitos impactos, tendo como principal consequência a ênfase na Educação como um dos maiores recursos de que as pessoas, organizações e nações dispõe para enfrentar as transformações do mundo contemporâneo.Essa é a tônica do Século XXI, o século da era digital.

  Nesse contexto de busca incessante pelo acesso à educação e ao conhecimento que surge a grande função auxiliadora da tecnologia. A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação.A tecnologia é a ferramenta principal de acesso ao conhecimento. Através da tecnologia temos nossa fonte de informações constantemente renovada, temos espaços encurtados, temos ferramentas que tornam a educação mais dinâmica e atrativa, enfim a tecnologia amplia grandemente as possibilidades da educação.

  Então qual é o grande desafio? Penso que o grande desafio seja o de conseguir trazer inovação, criatividade, interatividade por meio de todas essas ferramentas. Saber usar a metodologia correta interligando educação e tecnologia, de forma que uma favoreça e complete a outra. Fazer com que "os indivíduos aprendam a ser criativos, críticos, independentes e autônomos, para poderem solucionar problemas e adquirir competências que ajudem a acessar as informações disponíveis por meio das novas tecnologias e transformá-las em conhecimento".

  Então esse é o grande desafio de todos nós que vivemos nessa era tecnológica. Vamos lá! Vamos encarar esse desafio!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Apostila Instituto Legislativo Brasileiro, curso Técnica em EAD.

  Esse vídeo abaixo nos introduz na temática dos desafios de aliar a tecnologia à educação.

sábado, 11 de outubro de 2014

Aprender a aprender!



  O homem evoluiu grandemente no decorrer da história. Foi usando sempre mais novas técnicas, que geraram novas tecnologias, que por sua vez foram modificando as relações humanas.Na busca pelo conhecimento, as novas tecnologias vieram como facilitadoras do processo.

   Hoje a pergunta é : como usar todo esse conhecimento no ramo das tecnologias a favor da educação? Porque a tecnologia tem a capacidade de encurtar espaços, de tornar a educação acessível a todos, de tornar o conhecimento algo dinâmico e prazeroso.Cada vez que a tecnologia se aproxima mais da população, mais se vêm resultados positivos.O ideal é fazer com elas alcancem todos.

   Agora sabemos também que a tecnologia pode ser mal utilizada e acabar trazendo mais prejuízos do que benefícios.Temos sempre de buscar o equilíbrio! A técnica pela técnica não leva a lugar nenhum. Porém o desprezo da técnica limita nosso acesso ao saber.O homem deve buscar em todo tempo aprender a aprender.

  Essa junção entre a educação e a tecnologia nos permite isso. Jacques Delors, no Relatório da Comissão Internacional sobre educação para o Século XXI, os educadores precisam adquirir novas competências e habilidades para ajudar os alunos a aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser - aprendizagens fundamentais na sociedade contemporânea.

  Essa construção e reconstrução de conhecimentos tornam o homem, um ser emancipado, capaz de pensar, de refletir e analisar as realidades a sua volta e a partir daí gerar mudanças na sociedade em que vive. É importante observar que a educação on-line gerou profundas mudanças na relação entre autoaprendizagem.

  Devemos portanto nos apropriar dessa nova realidade e buscar fazer a diferença onde estamos nos utilizando de todos os recursos disponíveis para alcançar o tão desejado saber, aliás não só alcançá-lo mais torná-lo alcançável ao maior número de pessoas.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Apostila do Instituto Legislativo Brasileiro, curso Técnicas em Didática para EAD.

Esse vídeo nos introduz na grande temática da tecnologia na educação. Vamos lá!